O Encontro de Artes Convergentes, cuja primeira edição aconteceu em julho de 2016 organizado pela Associação de Cultura e Arte/Cia A DitaCuja e Casanova Produções, nasceu na cidade de Ribeirão Preto como uma proposta de formação, impulsão e intercâmbio entre os participantes, ministrantes, público, espaços e a própria cidade.

Para isso, teatro, circo e dança são convergidos em atividades de residências, vivência, espetáculos, entre outros, vivenciados intensamente por um grupo de artistas selecionados para participação em estado de imersão.

A principal característica deste Encontro é a formação, pois as principais atividades são de residência, vivência e debate, tendo os espetáculos de forma complementar, onde o fio condutor é o intercâmbio de artistas e linguagens.

A principal motivação para criação e realização deste Encontro é levantar a questão “Até onde podemos chegar com a convergência entre áreas artísticas”. Provocar a reflexão e o debate acerca desta questão tem o intuito de promover a convergência entre áreas, discutir as divergencias e como elas podem se dar juntas, quais as nuances dessas relações, como cada uma interfere ou poderia interferir na outra e quais as consequências artísticas do fortalecimento dessas relações.