Corpo e espaço para ocupação da rua

A oficina de “Corpo e espaço para ocupação da rua” é conduzida pelos integrantes da Cia A DitaCuja e voltada a interessados em geral e praticantes das artes cênicas e tem por objetivo, introduzir e abordar a linguagem do teatro de rua de maneira prática, envolvendo exercícios com técnicas de triangulação, platô, improvisação e eixo corporal para criação de personagens tipos para dar um panorama ao iniciante sobre o fazer teatral na rua.

Essa atividade visa aproximar o aluno da estética teatral com uma abordagem específica para a encenação na comunicação com o público no espaço público.

O teatro de rua tem sua base em técnicas muito bem estabelecidas na Commédia dell’arte e no uso de máscaras e a partir destas técnicas o participante tem a oportunidade de se aprimorar enquanto artista que ocupa um espaço onde tudo acontece ao mesmo tempo e com isso, necessita elevar a relação público x cena a patamares onde o foco e a atenção são disputados a cada segundo.

As técnicas e exercícios propostos neste curso, e promovidos de modo prático, servem para contribuir na formação deste “artista da rua” e foram reunidos a partir dos treinamentos desenvolvidos pela Cia. A DitaCuja para a preparação do seu elenco na construção dos espetáculos de rua que já passaram pelo seu repertório.

A oficina está estruturada em quatro módulos práticos onde serão abordadas técnicas específicas para o teatro de rua, proporcionando aos participantes exercícios que desenvolvam o corpo, a interpretação, o espaço e a cena na rua.

Módulo I – INTRODUÇÃO: Promove uma abordagem sobre a história do teatro de rua e das técnicas utilizadas para a encenação nesta linguagem e exercícios de introdução ao tema da oficina para prática da concentração, múltipla atenção e do jogo teatral para o teatro em grupo.

Módulo II – CORPO: Desenvolve no participante a percepção do corpo e suas diferenças para a interpretação na rua, utilizando-se de exercícios de condicionamento e segmentação das cinco articulações básicas de movimento (pescoço, ombro, quadril, joelho e pé) para a construção de eixos corporais condutores da criação de personagens tipo.

Módulo III – ATUAÇÃO: O módulo é focado nas técnicas de máscara, exercitando a triangulação como elemento fundamental para o foco e a relação com a platéia, preparando o participante para o controle da cena no ambiente da rua.

Módulo IV – ESPAÇO: Desenvolvimento de exercícios de platô (ou bandeja), para a prática da distribuição da cena teatral e princípios de movimentação em arena ou semi-arena e relação direta com público, orientando sobre a ocupação deste espaço cênico.

Todos os temas abordados nos módulos são desenvolvidos sobre exercícios práticos, constantemente inserindo o participante na prática da cena.

A oficina é estruturada para sua realização com carga horária de 12 horas/aula, podendo esta carga horária ser ampliada para promover um treinamento e aprofundamento no conteúdo e no desenvolvimento de exercícios e práticas do tema proposto ou reduzida para proporcionar uma vivência de iniciação no tema.

Atividade direcionada a interessados, artistas e estudantes de artes cênicas iniciantes ou não. Idade mínima 14 anos. 20 vagas.