Os Dois Cavalheiros de Verona

A montagem da leitura encenada “Os dois cavalheiros de Verona” de William Shakespeare, pela Cia. A DitaCuja, foi decorrente do projeto “Shakespeare em noites de verão” do Sesc Ribeirão Preto, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2014. Dada a proposta de montagem, o grupo seguiu para o estudo dessa que é uma das primeiras comédias de Shakespeare, com uma trama que mostra características básicas do autor, como a inserção de muitos solilóquios, um personagem feminino (Júlia) em dado momento se veste de homem para se passar por outro personagem, abordando o tema da amizade e da infidelidade.

Com direção e produção da própria Cia, o clima jovem proposto pelo autor é mantido, tanto na adaptação do texto quanto na encenação. Realizado um estudo sobre essa fase da vida, o grupo escolheu como estética o Rockabilly como base para o figurino, objetos de cena, maquiagem e cabelo, por haver um paralelo entre os adolescentes existentes na história de Shakespeare com os jovens do estilo Rockabilly.

A proposta de leitura encenada se dá para a valorização da dramaturgia, alçada à posição de elemento principal do espetáculo e colocada em cena de uma forma dinâmica e descontraída para o público.

“Os dois Cavalheiros de Verona”, conta com parcerias de Mariana Cazula, atriz convidada, Zezé Cherubini, no figurino e com Guilherme A.B.C. Ishie, na gravação das narrações da leitura. A adaptação do texto é de Matheus Savazzi, que manteve a grande maioria do texto, tendo como preocupação de manter o linguajar e as características essenciais da obra original.

Nossa estreia se deu às 19h do dia 03 de dezembro de 2014, na unidade do Sesc Ribeirão Preto, inserido na programação do projeto “Shakespeare em noites de verão.”

Itália, Verona, lá viviam Valentino e Proteu, amigos de infância, o primeiro estudante da alta sociedade que está de mudança para Milão, o segundo boêmio perdidamente apaixonado por Júlia. Antônio o pai de Proteu, vendo-o perder-se no amor, manda-o para Milão para esquecer essa paixão mas lá, este conhece a encantadora Sílvia, enamorada de seu amigo Valentino, que o faz rapidamente esquecer seu até então amor Júlia. A partir deste momento as intrigas são criadas e Proteu articula maneiras de roubar Sílvia de seu amigo mas Júlia sem saber desta traição foge para Milão com o intuito de encontrar seu amado e viver junto a ele. Porém ao chegar e vê-lo fazendo uma serenata para Sílvia, trama um plano para desvendá-lo.

Gênero: Comédia

Modalidade: Leitura Encenada

Duração: 45 minutos

Classificação: 12 anos

Texto: William Shakespeare

Adaptação: Matheus Savazzi

Atuação: Mariana Cazula, Michelle Maria, Flávio Racy, Ton Pereira e André Cruz

Encenação: Flávio Racy

Figurinos: Zezé Cherubini

Cenografia: Flávio Racy

Trilha Sonora: Matheus Savazzi

Iluminação: Flávio Racy

Produção executiva: Flávio Racy