Pequenas histórias: da criação à execução

A oficina orientada pelo núcleo Teatro de Caixeiros da Cia A DitaCuja tem por objetivo promover a iniciação dos participantes no teatro de animação de bonecos através do universo do teatro em miniatura. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o teatro lambe-lambe, estética de animação que proporciona ao manipulador e ao espectador vivenciar um universo diferenciado pela miniaturização das formas, e além disso, confeccionar sua primeira história de manipulação em miniatura.

 

O Teatro Lambe-lambe é uma estética genuinamente brasileira, criada pelas bonequeiras baianas Ismine Lima e Denise di Santos nos anos 80 e inspirada nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe e que está em processo de pesquisa e difusão enquanto manifestação artística. Um universo em plena efervescência, apresentando singularidades por expor o ato cênico num espaço e tempo de pequenas dimensões e com técnicas próprias que proporcionam ao espectador, vivenciar um universo diferenciado. O projeto propõe a apresentação do participante a esta estética, passando por exercícios e técnicas que orientem a manipulação de bonecos, a criação de uma história e a confecção de uma primeira caixa lambe-lambe.

Por ser uma oficina prática, o participante é levado à ação todo momento, e desta forma é capaz de conhecer essa estética a fundo, finalizando o processo com uma caixa pronta e tendo experimentado todas as etapas da criação de uma caixa de manipulação de boneco.

A oficina está estrutura em dois módulos de trabalho prático, diferenciados pelo enfoque dado para desenvolvimento e melhor compreensão sobre o processo de criação de uma caixa lambe-lambe.

O primeiro módulo, focado no compartilhamento de técnicas de manipulação de objetos e bonecos, desenvolve exercícios de imaginação, relação com o objeto, princípios de manipulação e concepção de boneco, finalizando com o desenvolvimento de uma história para teatro lambe-lambe.

O segundo módulo trata da caixa lambe-lambe e nele são apresentadas as técnicas para confecção de uma caixa para manipulação de boneco em miniatura, orientando a confecção de uma caixa exercício para receber a história criada no primeiro módulo.

A oficina tem como carga-horária sugerida 12 horas/aula em que os conteúdos tem uma abordagem direcionada para que o participante possa apreender as informações pertinentes à manipulação e conhecer as técnicas para construção de uma caixa para exercícios simplificada, mas também pode ser aplicada com carga-horária ampliada de 24 horas/aula, favorecendo o aprofundamento do conteúdo e chegando à conclusão com a construção completa da caixa dos participantes ou como workshop de 3 horas/aula abordando uma introdução à manipulação de bonecos em miniatura.

Atividade direcionada a adolescentes e adultos iniciantes em teatro ou educadores. Idade mínima 14 anos. 16 vagas.