O projeto Sala de Teatro nasce no ano de 2009 por iniciativa da Associação de Cultura e Arte de Ribeirão Preto e Cia A DitaCuja, idealizado em parceria com a Origem Produções e apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.

Consiste na formação de grupos de teatro estudantil em escolas, orientados por grupos profissionais tendo as atividades guiadas pelo aprendizado das técnicas de teatro servindo como eixo para um trabalho de fortalecimento de identidade, atuação em grupo, protagonismo social e construção de olhar crítico nos jovens que participam do projeto.

A primeira edição foi realizada no ano de 2011 em seis escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto e foi concluída com a realização do 1º Festival Estudantil Sala de Teatro com a apresentação de dez peças estudantis durante três dias no Teatro Santarosa. Em seguida foram realizadas mais três edições do projeto (2012, 2013 e 2015/2016).

A principal característica do projeto Sala de Teatro é a capacidade de transformar vidas, histórias e relações. Essa experiência torna-se única tanto para os aprendizes quanto para os profissionais que se envolvem com nossos jovens nas diversas etapas do projeto.