Nossa história contada passo a passo.
A Cia A DitaCuja, grupo teatral de Ribeirão Preto que pesquisa o teatro com diferentes tipos de bonecos, entre outras linguagens, realiza em março a primeira edição do NIMA - Festival de Formas Animadas.
O evento acontece de 8 a 12 de março de 2023 e na sua primeira edição, o festival reunirá seis espetáculos das várias linguagens do teatro animação, duas oficinas formativas e uma exposição de bonecos, com atividades distribuídas em diversos pontos da cidade.
O NIMA surgiu do desejo do grupo em compartilhar as inúmeras formas do teatro de animação, que pode ir desde a manipulação convencional de bonecos a sombras, papéis e objetos que ganham vida, desconstruindo a ideia de imaginário infantil para também dialogar com o público adulto.
Assim, o festival apresenta para a cidade a linguagem que o grupo pesquisa, pela perspectiva de criar pontes de comunicação entre arte e diferentes públicos. Nesta primeira edição contará com uma exposição de bonecos e apresentações com marionetes, boneco híbrido, sombras e teatro lambe-lambe. Para esta última linguagem, a programação prevê momento de encontro entre várias caixas lambe-lambe se apresentando simultaneamente, mantendo a tradição de reunir o teatro em miniatura em local público.
Os bonecos já são um recurso utilizado há muito tempo por grupos de Ribeirão Preto, porém nunca em forma de pesquisa específica. Mas conforme afirma Flávio Racy, um dos organizadores do evento, “nos últimos anos, alguns grupos da cidade vem direcionando o olhar de pesquisa para as formas animadas no teatro e aprimorando o uso dos bonecos e outros elementos, e hoje, já temos um volume considerável de espetáculos que utilizam-se dessa linguagem.”
O festival é idealizado e realizado de forma independente pela Cia a DitaCuja e Subverta Ateliê de Criação, tendo como produtores Flávio Racy, Michelle Maria, Rafa Touso e Tânia Alonso. Também conta com o apoio de produção do Grupo Teatral Fora de Hora e apoio cultural do SESI Ribeirão Preto, Casa das Artes/Casa Comum, Território Cultural Divino Ato, Assentamento Mário Lago e Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
TEATRO DE FORMAS ANIMADAS
Trata-se de um gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, sombras, objetos ou outras formas que ganham vida para a encenação, utilizando-se de um conjunto de técnicas específicas, nos quais recursos visuais inanimados ganham vida através da participação de um ou mais atores-manipuladores, passando a representar personagens autônomos.
Com grande participação das artes plásticas, artesanais e o cinema, as formas animadas são hoje um grande campo de experimentação estética, conceitual e dramatúrgica, proporcionando um jogo cênico interessante, onde os artistas transferem seu lugar central na comunicação teatral para outras formas que ganham o destaque em cena.
A CIA A DITACUJA
Fundada em fevereiro de 2007 na cidade de Ribeirão Preto, o grupo, que mantém um repertório variado de trabalhos em atividade há mais de 16 anos, investe em pesquisas relacionadas ao teatro de rua, performance, palhaçaria e teatros de formas animadas.
A Cia A DitaCuja atua com arte e pela arte, e por isso vem interferindo no cenário cultural da cidade, participando e organizando ações a favor da arte como a Mostra de teatro de rua "Passa Chapéu" em 2009, inauguração do espaço cultural Casa das Artes em 2010 e em 2011 a implantação do projeto Sala de Teatro que orienta a formação de grupos estudantis em escolas públicas de Ribeirão Preto, duas edições do Encontro de Artes Convergentes em 2016 e 2022 e agora o primeiro NIMA - Festival de Formas Animadas.
A programação do festival pode ser acompanhada pelas redes sociais do grupo: www.instagram.com/ciaaditacuja