SINOPSE 

A oficina tem por objetivo promover a iniciação dos participantes no teatro de animação de bonecos através do universo do teatro lambe-lambe. Os participantes terão a oportunidade de conhecer essa estética de animação que proporciona ao manipulador e ao espectador vivenciar um universo diferenciado pela miniaturização das formas, e além disso, confeccionar sua primeira história de manipulação em miniatura.

APRESENTAÇÃO: 

Essa oficina é desenvolvida desde 2014 em espaços culturais e SESCs, formando novos artistas de lambe-lambe. Pretende-se, através de técnicas e exercícios de manipulação de bonecos e criação de caixas lambe-lambe, apresentar ao participante o universo do teatro em miniatura, orientando a criação de um boneco e de uma história e a confecção de uma primeira caixa de estudos.

O Teatro Lambe-lambe é uma estética genuinamente brasileira, criada pelas bonequeiras baianas Ismine Lima e Denise di Santos nos anos 80 e inspirada nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe e que está em processo de pesquisa e difusão enquanto manifestação artística. Um universo em plena efervescência, apresentando singularidades por expor o ato cênico num espaço e tempo de pequenas dimensões e com técnicas próprias que proporcionam ao espectador, vivenciar um universo diferenciado. O projeto propõe a apresentação do participante a esta estética, passando por exercícios e técnicas que orientem a manipulação de bonecos, a criação de uma história e a confecção de uma primeira caixa lambe-lambe. Por ser uma oficina prática, o participante é levado à ação todo momento, e desta forma é capaz de conhecer essa estética a fundo, finalizando o processo com uma caixa pronta e tendo experimentado todas as etapas da criação de uma caixa lambe-lambe.

CARGA HORÁRIA:

A oficina tem como carga-horária 24 horas/aula, divididas em encontros de 3 horas que podem ser diários ou concentrados em dois finais de semana. 

PÚBLICO ALVO:

Atividade direcionada a adolescentes e adultos interessados. Idade mínima 14 anos. 15 vagas.

RECURSOS MATERIAIS:

Espaço: Sala ampla para aula com mesas ou bancadas Caixas de papelão e ferramentas e material de artesanato que serão solicitados de acordo com os projetos da turma.

ORIENTAÇÃO

* MICHELLE MARIA - Atriz, performer, palhaça, contadora de histórias e arte educadora, caixeira e atriz manipuladora, atua nos grupos Cia A DitaCuja, Teatro de Caixeiros e CabarElas, é Batuqueira no grupo Maracatu Navegante. 

* FLÁVIO RACY - Ator, diretor, cenógrafo, bonequeiro, artesão e produtor teatral, atuou e dirigiu diversos espetáculos da Cia A DitaCuja e grupos parceiros, integra também o coletivo Teatro de Caixeiros.