Sobre a obra
A intervenção lambe-lambe “Viajantes” é o primeiro projeto do coletivo Teatro de Caixeiros, núcleo de pesquisa de teatro lambe-lambe apoiado pela Cia A DitaCuja que reúne caixeiros da cidade de Ribeirão Preto. Viajantes foi apresentado entre 2013 e 2017 em diversas cidades, participando de mostras, festivais, eventos e circulando por meio de premiação no Edital Proac do Governo do Estado de São Paulo, e em 2022 retorna ao repertório do coletivo.
Esta intervenção A intervenção de teatro lambe-lambe é composta por dois ambientes teatrais: uma “estação de trem” e três caixas em formato de malas, montadas por um grupo de viajantes que passam de cidade em cidade levando histórias para contar em suas malas, seu pequeno universo de magia.
A estação atrai a curiosidade das pessoas e no interior das “malas misteriosas” são apresentados, simultaneamente, três espetáculos para um espectador por vez: O Encontro, O Cavaleiro Solitário e Julietha. Os espetáculos não se utilizam da palavra articulada, constituem-se de cenas de curta duração que acontecem a partir das ações dos bonecos e da trilha musical no interior da caixa lambe-lambe para um expectador por vez. O conjunto das caixas, apresentadas em um período de duas horas, é capaz de atingir um público médio de 90 pessoas.
Em seu exterior, as caixas dialogam através da temática comum de viajantes em uma estação, e em seu interior as caixas ganham sua individualidade, trazendo histórias com narrativa e bonecos independentes, mas ainda assim se unindo pelo tema comum das relações afetivas entre os personagens.