Sobre a obra

Gran Circo de Fios é uma obra ficcional criada pela Cia A DitaCuja, grupo fundado em 2007 e desde então sediado na cidade de Ribeirão Preto-SP que buscou as referências do circo de performance, com números de virtuose e perigo e do universo das manionetes (ou bonecos de fios) para criar uma obra que proporcionasse diversão e encantamento, dialogando diretamente com o público infantil.

Buscamos magia, ludicidade e visual, para que a estética dialogasse com a linguagem e nos permitisse levar para as crianças uma obra que tocasse e comunicasse. Dessa forma idealizamos um espetáculo que misture interpretação de atores com bonecos para conduzir a narrativa da história, onde duas palhaças, Magnólia e Dorotéa, se dividem entre números arriscados e cheios de humor. Únicas integrantes do Gran Circo de Fios, as duas precisam se desdobrar em papéis para que os números da apresentação circense possam acontecer.

Os bonecos nos auxiliam no caminhar da proposta que parte do território da infância sem travas, que se abstrai e se permite transitar entre o real e o imaginário, por vezes sem nem perceber os limites, e o campo adulto onde a lógica e a necessidade de coerência nos amarra dentro do conceito de normalidade. Vivenciar essa proposta é seguir no caminhar do nosso trabalho e aprofundar nossas pesquisas em busca de técnicas e linguagens que nos permitam potencializar ao máximo nossos espetáculos e o diálogo com nosso público.