Sobre a obra
A Cia. A DitaCuja, nos seus mais de 15 anos de atividade, sempre criou espetáculos a partir de pesquisas temáticas, de linguagens e dramaturgia própria, baseadas em nossos processos criativos. Mesmo quando partindo de um texto pré-concebido ou outra obra literária, o grupo procura trazer a obra do autor para o universo das inquietações que provocam o nosso trabalho, como foi feito com o texto “Essa propriedade está condenada”, de Tennessee Willians, que inspirou a obra “Willi in propriedade”, entre outros espetáculos do repertório.
A peça retrata a história de Willi, uma menina transformada em mulher para sobreviver. Entre lembranças e desejos, ela preparara-se para o ofício. Entre maquiar-se e vestir-se, ela trafega por reflexões sobre momentos da infância, seu ofício e principalmente, sobre ser mulher. A menina que cresceu sob os olhos da irmã mais velha, famosa entre os trabalhadores da ferrovia da pequena cidade, conheceu cedo o universo que permeia a vida das garotas objeto, amadurecendo sua sexualidade antes mesmo de amadurecer seu corpo e vivenciando um cotidiano onde os homens vem e vão, intensos ou repulsivos mas sempre diversos e nunca presentes. Willi, observa o futuro e se descobre vazia, sem desejos e resignada com o caminho que assumiu.
Resultado de pesquisas sobre o universo das mulheres que vivenciam a sexualidade como ofício e como necessidade nas ruas de Ribeirão Preto e sites do estado de São Paulo e tendo como base técnica estudos sobre performance, Willi e o trajeto pela sua história, traz uma reflexão sobre a condição feminina em toda a história, seus tormentos e seus alentos, e a necessidade de perceber a posição em que se encontra entre o ser Willi e ser mulher.
O texto original de Willi in propriedade, espetáculo mais antigo do repertório da Cia. A DitaCuja e que em 2023 completa 10 anos em cartaz, tem atuação de Michelle Maria, direção de Flávio Racy e dramaturgia de Letícia Andrade e foi inspirado livremente na peça Essa propriedade está condenada de Tennessee Williams e histórias reais do universo da prostituição.