Nossa história contada passo a passo.
A Cia A DitaCuja estreou seu mais novo trabalho: "Nós da Terra – Intervenção Caipira de Teatro Lambe-Lambe" com temporada de seis apresentações em Ribeirão Preto dentro da programação do projeto PONTES, realizado pelo Espaço Cultural Casa das Artes, Cia A DitaCuja e Grupo Teatral Fora de Hora.
"Nós da Terra" é um mergulho na poética da existência caipira do nosso interior paulista. Um olhar para o interior que já existiu e para o interior que existe, com suas manifestações, inquietações e cultura. A intervenção apresenta seis espetáculos de Teatro Lambe-Lambe, cada um celebrando as tradições, a essência e a existência territorial e cultural do interior de São Paulo.
Um olhar poético e crítico para nós, caipiras dos dias de hoje, sem esquecer o passado, observando nosso cotidiano e suas consequências, com passos firmes para o futuro dos nossos territórios.
Esta intervenção rica em detalhes, onde histórias ganham vida, resgata memórias, promove um encontro intimista com a cultura do interior e desperta um olhar para o futuro do nosso território. O conjunto de caixas recria um vilarejo pronto para um festejo, com casas acolhedoras, onde acontecem os espetáculos, e um ponto de encontro ao centro, para um café e uma boa prosa para falar de nós da terra.
Criado no Brasil há mais de 30 anos, o Teatro Lambe-Lambe é uma experiência cênica intimista. As apresentações acontecem dentro de pequenas casas de espetáculo, onde bonecos e objetos ganham vida em peças curtas, pensadas para um espectador por vez.
Essa forma única de teatro encanta pela criatividade, riqueza de detalhes e pela possibilidade de criar uma conexão especial entre o artista e o público.
Sobre a Cia A DitaCuja e o Projeto Pontes
Desde 2012, a Cia A DitaCuja tem incentivado o teatro de caixeiros e, agora, traz essa intervenção que explora o universo caipira do interior paulista. O espetáculo integra as atividades do Projeto Pontes, fomentado pela Lei Paulo Gustavo e pelo edital nº 18/2023 - Manutenção de Atividades da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Além de ser um marco artístico, o Projeto Pontes reforça o compromisso com a acessibilidade, inclusão e democracia social, contando com ações de acessibilidade na sua programação. A Casa das Artes, sede do projeto, também passou por melhorias para garantir a acessibilidade para o público e artistas.