Nossa história contada passo a passo.
Desde junho de 2025, a Cia A DitaCuja, de Ribeirão Preto, coloca o espetáculo “M&M Show” na estrada para uma circulação que vai passar por nove cidades do interior e litoral paulista, em uma temporada que se estende até novembro. A programação é gratuita, acessível e cheia de encontros: além da apresentação do espetáculo, o projeto conta com oficina de comicidade, roda de conversa com o público e a gravação do podcast “PodyRir”, sempre em parceria com grupos e espaços locais.
Um show de variedades que zomba do mundo (e de si mesmo)
Com humor escrachado, poesia e uma boa dose de besteira séria, as palhaças Mixiryca Monroe (Michele Maria) e Dona Montanha (Iana Montanha) se transformam em apresentadoras de um programa de auditório nada convencional. Inspiradas pelos clássicos da TV dos anos 90/2000, elas conduzem quadros interativos de “originalidade questionável” — mas absolutamente necessários para rir, refletir e criar junto com o público.
Improviso, musicalidade, crítica social e a liberdade cômica são a base desse show de variedades que desafia as estruturas rígidas do mundo e aposta no ridículo como potência de transformação.
Formação, conversa e memória
Além do espetáculo, o projeto promove a oficina “O Riso e o Ridículo – Laboratório de Comicidade Crítica”, voltada para artistas, estudantes, educadores e curiosos. Uma oportunidade prática de se jogar no universo do riso sem medo de errar — porque o ridículo aqui é bem-vindo.
Logo após as apresentações, o público também participa de uma roda de conversa sobre comicidade e processos criativos, além da gravação de episódios do videocast “Rir de Si e do Mundo”, sempre com a presença de artistas locais convidados.
Toda a circulação será registrada em vídeo, resultando em um documentário em formato de curta-metragem que será lançado no fim do projeto, com bastidores, entrevistas e momentos especiais vividos ao longo dessa jornada.
A circulação
O projeto “M&M Show – Novas Dramaturgias para o Riso e o Ridículo” é realizado com recursos do edital ProAC/PNAB 2024, através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Fomento CULTSP.
Com a circulação, o grupo reafirma sua proposta de levar o teatro para diferentes territórios, descentralizando o acesso à produção cultural e ampliando as possibilidades de encontro através da arte.