Sobre a obra

E se aquele quarto mais antigo for justamente aquele que você não consegue esquecer? “Insônia” ao mesmo tempo que é uma exposição de um diorama, também é o primeiro espetáculo de teatro lambe-lambe do projeto "Histórias para sentir medo" do artista Flávio Racy da Cia A DitaCuja, uma instalação com quatro obras que envolvem três linhas de pesquisa simultaneamente: dioramas, animação eletrônica e o teatro lambe-lambe. 

Os dioramas são cenários em miniatura que representam tridimensionalmente uma cena real ou imaginária, um trabalho artesanal e detalhista que busca reproduzir em miniatura um universo diverso de ambientes e situações. A magia dos do diorama está na delicadeza dos detalhes e na capacidade miniaturizar formas e espaço transformando materiais e outros objetos. “Insônia” reproduz e expõe um clássico quarto de adolescente dos anos 90, com jogo, brinquedos, livros, posters e objetos desta época miniaturizados na exposição deste diorama.

E o quarto ganha vida como teatro lambe-lambe quando o espectador é convidado a conhecer as “coisas estranhas” que aconteciam ali e aciona um botão para animar o cenário. Inspirado em cenas clássicas de filmes de terror e suspense, os objetos ganham vida por meio de animação eletrônica, utilizando placas arduinos, motores, sensores e outros mecanismos, aliados à programação e jogo de luzes também operadas eletronicamente, para a criação de movimentos e efeitos especiais que provocam a inquietude do boneco central do espetáculo de teatro lambe-lambe e provocam as emoções do espectador. 

Nesta primeira obra do projeto "Histórias para sentir medo", nos deparamos com este quarto típico de adolescente do final dos anos 90 onde coisas estranhas aconteciam toda noite.