SINOPSE 

A oficina propõe uma experiência técnica e reflexiva acerca da desmistificação e descategorização do “teatro de bonecos como linguagem para crianças”, perpassando de forma prática por três tipos de bonecos (híbrido, marionete e manipulação direta), e também contribuindo para o atual momento de efervescência artística nesta linguagem.

APRESENTAÇÃO: 

O objetivo da oficina é, através do estudo e das práticas desenvolvidas, iniciar os participantes no universo do teatro de animação, possibilitando uma vivência na manipulação de diferentes tipos de bonecos. Visa aproximar o aluno da estética teatral com uma abordagem específica para a encenação que busca dar vida a objetos inanimados. 

As atividades da oficina buscam introduzir o tema aos participantes, compartilhando exercícios de preparação do corpo do ator manipulador, técnicas de manipulação e experimentações a partir da manipulação de objetos, concluindo na vivência da manipulação com a utilização de bonecos híbridos, marionetes e de manipulação direta para a criação de cenas.

As técnicas e exercícios propostos neste curso, e promovidos de modo prático, servem para contribuir na formação deste “artista que dá vida à bonecos” e foram reunidos a partir das experiências, práticas e treinamentos desenvolvidos pela Cia. A DitaCuja para a preparação do seu elenco na construção dos espetáculos com bonecos que já passaram pelo seu repertório.

CARGA HORÁRIA:

A oficina é estruturada para sua realização com carga horária padrão de 12 horas/aula, podendo ser ampliada permitindo um aprofundamento e treinamento de técnicas ou reduzida para que o conteúdo seja abordado e praticado de forma mais introdutória.

PÚBLICO ALVO:

Atividade direcionada a interessados em geral, artistas e estudantes de artes cênicas iniciantes ou não. Idade mínima 14 anos. 15 vagas.

RECURSOS MATERIAIS:

Espaço: Sala ampla para aula com disponibilidade de caixa de som.

ORIENTAÇÃO

* MICHELLE MARIA - Atriz, performer, palhaça, contadora de histórias e arte educadora, caixeira e atriz manipuladora, atua nos grupos Cia A DitaCuja, Teatro de Caixeiros e CabarElas, é Batuqueira no grupo Maracatu Navegante. 

* FLÁVIO RACY - Ator, diretor, cenógrafo, bonequeiro, artesão e produtor teatral, atuou e dirigiu diversos espetáculos da Cia A DitaCuja e grupos parceiros, integra também o coletivo Teatro de Caixeiros.

InstagramFacebookYouTube