Desde a sua inauguração, a Casa das Artes vem se colocando como uma forte alternativa de espaço dedicado à ação cultural com impacto real na cidade de Ribeirão Preto, proporcionando atividades de aprendizado nas artes, cumprindo um importante papel de apoio aos grupos e artistas que produzem cultura, servindo de sede de ensaios para vários artistas e tornando-se espaço de apresentação para os trabalhos que estão em cartaz na cidade, apoiando apresentações teatrais que além de dar condições de circulação aos trabalhos produzidos também promovem o acesso às artes através das bilheterias com preços populares e acessíveis.

Em 2010, a Casa das Artes implantou o projeto Oficinas de Cultura e Arte, pensado para atingir as comunidades mais carentes de ferramentas de acesso à cultura, como uma alternativa para a retirada de crianças e adolescentes das ruas e inserção no universo artístico, utilizando a arte de forma direta e multiplicadora, como complemento ao papel de desenvolvimento de conhecimento e formação de caráter promovido pela escola. Este projeto ainda em 2010 foi selecionado como um dos dez Pontos de Cultura de Ribeirão Preto e com isso recebeu investimentos para sua realização até o ano de 2014. O projeto também buscava criar oportunidades de trabalho para artistas e promover o compartilhamento do saber artístico estendendo à população em geral tanto o acesso à formação prática nas artes através das oficinas quanto o acesso ao produto artístico proporcionado pelo trabalho intensivo de criação promovido pelos grupos envolvidos no projeto.

Devido à procura por cursos continuados, a Casa das Artes também implantou em 2014 os Cursos de Artes. No primeiro ano foi formada uma turma adulta de iniciação teatral. Em 2015 o projeto se expandiu e transformou-se em um Curso Livre Sequencial para várias idades contando hoje com turmas em atividade de teatro kids (5 e 6 anos), teatro infantil (7 a 10 anos), teatro adulto iniciante e teatro adulto intermediário. Além disso também conta com turmas de iniciação ao circo e este ano forma após três anos de aulas, a primeira turma no curso de teatro adulto.

É por esse perfil de incentivo à arte que a Casa das Artes teve já no seu início, as portas abertas para que diversos grupos encontrassem espaço de trabalho. Desta forma, passou a sediar grupos profissionais, oferecendo espaço de ensaio, criação e produção. Alguns destes grupos tiveram na Casa das Artes o apoio necessário para se firmarem e alguns deles com isso, puderam dar início ao desafio de estruturar suas próprias sedes. Passaram pelo espaço os grupos de street dance Dinamic Show, N.I.T. – Núcleo de Investigação Teatral,  e a Cia. Teatral Balacco do Baco e o grupo de circo-teatro Os Profiçççionais, os grupos teatrais Cia. A DitaCuja, Cia. Tertúlia, Teatro dos Andarilhos, Grupo Bugalha e o núcleo Teatro de Caixeiros.

Assim, a Casa das Artes deu origem em Ribeirão Preto ao primeiro espaço compartilhado por grupos de forma coletiva, aproximando artistas e fortalecendo parcerias e trocas artísticas, sendo logo seguido por outros grupos que abriram suas sedes para transformá-las em coletivos de ensaio e produção.

Além disso, a Casa das Artes também sempre cumpriu em Ribeirão Preto um importante papel de criar espaço para apresentações para os grupos do município. Em 2012 inaugurou nas suas dependências o Teatro de Bolso Casa das Artes, um espaço totalmente equipado preparado para receber apresentações artísticas promovendo a arte de forma acessível à população, e onde já recebeu a maioria dos grupos teatrais de Ribeirão Preto, diversos grupos de fora da cidade que procuram alternativas para apresentações na cidade, e participando ativamente dos principais eventos independentes realizados ao longo dos anos como a Mostra de Teatro Gira-sola (2010, 2011, 2012 e 2014), Festival Fagulha de Artes Integradas (2011 e 2012), Encontro de Palhaços em todo lugar (2011, 2012, 2013, 2014 e 2015), Convenção Paulista de Malabarismo e Circo (2011 e 2012), Street Culture (2011 e 2012), Mostra Panorama 016/Festival de Teatro de Ribeirão Preto (2012 e 2013) e Encontro Maracatu Navegante (2015) entre outros.

Em 2016 a Casa das Artes realizou o projeto “Cidade Além das Paredes”, premiado no Edital Proac Território das Artes 2015 que reuniu um conjunto de atividades durante todo o ano na sua sede, na comunidade e no centro da cidade, entre elas, oficinas de iniciação em artes, apresentações culturais, sessões de cinema ao ar livre, aulas abertas e a manutenção de três núcleos de pesquisa com artistas da cidade.

Em 2017, outro projeto premiado no Edital Proac Território das Artes, o “Além da Margem” nos permitiu ampliar as atividades mantendo núcleos de estudos em três espaços parceiros de diferentes regiões da cidade, apresentações, cinema ao ar livre e aulas abertas, entre outras atividades.

A partir de 2019 a Casa das Artes instala-se em outro local onde passa a manter uma programação permanente de apresentações abertas à população, oficinas e eventos formativos. Em 2020, com a suspensão de atividades presenciais por causa da pandemia de covid-19, a Casa das Artes inicia um canal na rede Youtube (www.youtube.com/canalcasadasartes) com conteúdos culturais diversos produzidos por artistas de Ribeirão Preto. Criar este espaço virtual foi a forma encontrada pelo espaço para utilizar recursos que seriam utilizados para a manutenção de atividades naquele ano, em fonte de trabalho para artistas que vinham perdendo outros trabalhos em função da pandemia. 

Em 2021 o espaço se mantém fechado em função da pandemia, sem possibilidade de retornar com suas atividades, e a partir de 2022 instala-se em outro local que mantém como espaço de ensaio e prepara-se para reabrir atividades voltadas ao público.

A Casa das Artes atua na cidade e para a cidade, desde sua origem, e por isso hoje, com mais de uma década de existência, é um importante centro de encontro das artes e artistas no município, muito bem relacionada com quem faz a arte acontecer em Ribeirão Preto.


InstagramFacebookYouTube