SINOPSE 

A oficina lúdica vai orientar os participantes para a criação de cartões que saltam aos olhos a partir de ilustrações da literatura infantil. A técnica de pop-up é muito conhecida na literatura infantil e consiste em dobraduras que tornam as imagens tridimensionais.

APRESENTAÇÃO: 

A oficina proporciona uma atividade artística e lúdica para crianças utilizando-se da técnica de pop-up como ferramenta para a criação de cartões a partir de ilustrações da literatura infantil.

Pop-up é uma técnica que torna as imagens tridimensionais por meio de diferentes tipos de dobraduras do papel que se transformam perfeitamente em algum cenário, personagem ou objeto da história narrada.

Na oficina, diferentes ilustrações de livros da literatura infantil servirão de base para a criação de cartões. As bases são previamente produzidas pelos orientadores para que as ilustrações possam ser desenhadas, coloridas e montadas pelos participantes. A proposta é que a criança possa recriar a ilustração a partir de livros infantis disponibilizados e ela mesma estruturar o pop-up, criando a tridimensionalidade da imagem e compreendendo a técnica para que possa transformar essa experiência em brincadeiras futuras com outros livros.

O pop-up tornou-se objeto de estudo da Cia A DitaCuja a partir da criação do espetáculo "Pequenópolis e o Gigante Bailarino" onde uma mala transforma-se, por meio de diferentes técnicas e traquitanas, no palco de uma história cheia de efeitos e entre as técnicas utilizadas para a criação da cenografia, o pop-up é uma das mais presentes.

CARGA HORÁRIA:

• A oficina padrão tem carga-horária de até 3 horas. Podendo ser adaptada para diferentes formatos.

PÚBLICO ALVO:

• Atividade direcionada a crianças e pais e filhos. Idade mínima 5 anos. 15 vagas.

RECURSOS MATERIAIS:

Espaço: Sala para aula com bancadas ou mesas.

Material: Os materiais utilizados na oficina serão disponibilizados pelo orientador e inseridos na proposta orçamentária.

ORIENTAÇÃO

FLÁVIO RACY é ator, diretor, iluminador, cenógrafo, bonequeiro e artesão, integrante da Cia A DitaCuja e coletivo Teatro de Caixeiros, atuando também em projetos de outros grupos e coletivos artísticos. Desenvolve projetos cenográficos e artesanais trabalhando com diversas linguagens, estéticas e materiais e também ministra oficinas de artes manuais e construção de bonecos, entre outras. É caixeiro lambe-lambe, tendo criado e orientado diversas caixas, além de realizar projetos cenográficos e de iluminação em miniatura. 

InstagramFacebookYouTube