Sobre a obra

A Cia. A DitaCuja, nos seus quinze anos de atividade, cria espetáculos a partir de pesquisas específicas, desenvolvendo linguagens e dramaturgias próprias, baseadas em nossos processos criativos. Mesmo quando partimos de um texto pré-concebido obra literária, o grupo procura trazer o trabalho do autor para as inquietações que provocam o nosso trabalho e que são expressos em nossas montagens. 

Simultaneamente, o grupo desenvolve pesquisas acerca da performance, palhaçaria e também do teatro de formas animadas, tendo esse último resultado na fundação do núcleo Teatro de Caixeiros, que pesquisa teatro lambe-lambe, o teatro em miniatura dentro de caixas. Esse trabalho nos levou a pesquisa de técnicas de formas animadas, atualmente em estudo no grupo, conduzidos pelo artista Flávio Racy.

Desenvolvemos experimentos a partir de várias técnicas como bonecos híbridos, sombras, marionetes de fios e bonecos de manipulação direta. Agora avançamos na pesquisa com a montagem de “Pequenópolis e o Gigante Bailarino”, espetáculo de teatro em miniatura com uso de variadas técnicas das formas animadas, autômatos, pop ups e poéticas.

A obra foi concebida a partir do conto homônimo da autora Monalisa Machado e é apresentado dentro de uma mala para público preferencialmente infantil, adaptável a espaços não convencionais, áreas de convivência, etc. 

Utiliza-se de elementos variados do teatro de formas animadas como sombras, marionete e bonecos de manipulação direta, e traquitanas dão origem a diversos cenários, objetos e personagens, para contar a história da difícil relação entre um gigante míope e a vizinha aldeia de Pequenópolis que sofre com as visitas do gigante que nada enxerga. Uma mala reconstruída funciona como palco para que as cenas se desenvolvam e coloca a obra dentro do universo em miniatura.

Os bonecos nos auxiliam no caminhar da proposta que parte do território da infância sem travas, que se abstrai e se permite transitar entre o real e o imaginário, por vezes sem nem perceber os limites, e o campo adulto onde a lógica e a necessidade de coerência nos amarra dentro do conceito de normalidade. Vivenciar essa proposta é seguir no caminhar do nosso trabalho e aprofundar nossas pesquisas em busca de técnicas e linguagens que nos permitam potencializar ao máximo nossos espetáculos e o diálogo com nosso público.

INFORMAÇÕES DO ESPETÁCULO

Modalidade: Teatro Infantil

Duração: 45 minutos

Linguagem: Teatro de formas animadas

Classificação: Conteúdo livre para todas as idades.

Material de divulgação: download release e fotos 


Sinopse

Míope Júnior, último gigante da longa dinastia que reinava na montanha dos gingantes, passa os dias a cuidar das terras e ouvir música com sua mãe, Antenilda. Mas para Pequenópolis, pacata cidade aos pés da montanha, a tormenta surgia sempre que acabavam as pilhas do rádio de Antenilda.

Ficha Técnica

 

Concepção, construção e direção: Flávio Racy

Atuação: Michelle Maria

Texto original: Monalisa Machado

Texto adaptado: Flávio Racy

Trilha sonora: Guilherme A.B.C. Ishie

Figurinos da atriz: Zezé Cherubini

Figurinos dos bonecos: Anália Foresto

Produção: Flávio Racy e Bárbara Monsignore

Realização: Cia A DitaCuja

Filmagem completa: https://youtu.be/LzgBbvQgKR0

Histórico do espetáculo

PRÊMIOS E EDITAIS

Proac Lab 2021 – Licenciamento de espetáculo


TEMPORADA 2021

Estreia no Sesc Ribeirão Preto/SP

Escola Liceu Samuel Pfron Neto – Ribeirão Preto/SP


TEMPORADA 2022

Residencial Moema – Ribeirão Preto/SP

Espaço Viés Cultural – Ribeirão Preto/SP

Evento Baque Rosa é Ação – Ribeirão Preto/SP

Sesc Campo Limpo – São Paulo/SP

Praça da Matriz – Jardinópolis/SP

4º Festival Bonencontro – Itajaí/SC

Espaço Casa das Artes – Ribeirão Preto/SP

TEMPORADA 2023
Ânima Festival de Formas Animadas - Ribeirão Preto/SP
Semana do Livro, Leitura e Biblioteca - Jardinópolis/SP
Colégio Almeida Garret - Ribeirão Preto/SP
ONG Sobreviventes do Amanhã - Ribeirão Preto/SP
SESC Catanduva/SP
SESI São Carlos/SP
SESI Matão/SP
SESI Araraquara/SP
SESI Santa Rita do Passa Quatro/SP

InstagramFacebookYouTube