SINOPSE 

A oficina propõe a realização de exercícios e técnicas com a função de provocar no participante as reflexões sobre a arte e o fazer artístico, desenvolvendo a criatividade, a sensibilidade estética, a expressão livre de emoções e habilidades motoras para, a partir do processo criativo, conceber e estruturar uma proposta de encenação.

APRESENTAÇÃO: 

A oficina tem como objetivo levar o aluno a um inicial contato com o “fazer teatral”. Por meio de jogos e dinâmicas, apresentar algumas técnicas e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal para o desenvolvimento das habilidades de disponibilidade, imaginação e prontidão cênica. Além de propiciar o aluno o desenvolvimento de alguns conceitos para a construção de cenas teatrais, desenvolve o conceito de jogo teatral e consolidação social de cooperação, vivenciando ainda, as etapas de uma montagem teatral.  Exercitando sua capacidade de interpretação e imaginação criativa através de exercícios práticos e conceitos teóricos que beneficiam o desenvolvimento pessoal e coletivo do grupo, os participantes são estimulados a dar continuidade a sua trajetória teatral, pesquisando outras fontes de conhecimento e aperfeiçoamento. A oficina é conduzida tendo um ou mais textos dramáticos como eixo central e em torno dele são desenvolvidos os exercícios, promovendo uma aproximação dos alunos iniciantes com um processo de montagem teatral.

O curso visa aproximar o aluno da estética teatral. Essa aproximação é positiva no sentido em que primeiro: Forma uma plateia consciente dos processos de criação cênica, o que muni os futuros espectadores de senso estético e crítico não só no campo artístico como nos demais campos da sua vida social. E em segundo lugar o instrumentaliza com todas as potencialidades que podem ser alcançada através da vivência teatral como: Foco, Consciência física e mental, Aprimoramento da coordenação motora, controle emocional entre outros.

CARGA HORÁRIA:

A oficina é planejada para a realização com 30 horas/aula distribuídas em 12 encontros de 2h30, podendo passar por ajustes.

PÚBLICO ALVO:

Atividade direcionada a adolescentes e adultos iniciantes ou não na prática teatral. 20 vagas.

RECURSOS MATERIAIS:

Espaço: Sala ampla para aula com disponibilidade de caixa de som.

ORIENTAÇÃO

FLÁVIO RACY - Ator, diretor, cenógrafo, bonequeiro e produtor teatral, atuou e dirigiu diversos espetáculos da Cia A DitaCuja e grupos parceiros, integra também o coletivo Teatro de Caixeiros e desenvolve pesquisa na estética da rua a muitos anos. Coordenador pedagógico do projeto de formação teatral estudantil Sala de Teatro e coordenador do Espaço Cultural Casa das Artes.

InstagramFacebookYouTube