SINOPSE 

Nesta oficina os participantes vivenciarão um pouco do universo da arte de ouvir e contar histórias, descobrindo e aperfeiçoando ferramentas que enriqueçam a contação, abordando as diferentes estruturas narrativas, formas de apresentação da história, obras da literatura infantil e do imaginário popular e a formação de um repertorio pessoal durante os encontros.

APRESENTAÇÃO: 

A oficina pretende formar um pensamento lúdico para ser utilizado como ponto de partida na escolha, concepção e execução da arte de contar histórias. Buscamos transpor a mesma sensação imagética atingida na leitura trabalhando a estrutura de narração e encenação, procurando não interferir agressivamente na estrutura do autor.

Contar histórias é uma técnica milenar, utilizada pelas civilizações para não apenas transmitir o conhecimento de seus povos, mas também ditar as regras de comportamento, respeito e convivência social. Com o passar do tempo as histórias foram ganhando formas e imagética, sendo escritas e contadas não apenas para formar ‘’morais’’, mas também para transpor o universo poético da imaginação. As histórias nos levam a criação de um universo único, onde cada indivíduo, através da descrição narrativa cria seus horizontes e suas cores, tornando o momento único.

A arte de contar histórias nos retorna às metáforas e à imagética. Podemos transformar a escrita em narração e reproduzir em cada indivíduo a capacidade de criar lugares, seres, pessoas. As histórias nunca deixarão de cumprir o dever social de formação e informação, mas principalmente manterão vivsa a capacidade de criação e reflexão tão necessária aos homens.

CARGA HORÁRIA:

A oficina pode ser aplicada com carga-horária padrão de 12 horas/aula, chegando à conclusão com criação e concepção de duas ou mais histórias a serem contadas, com a devida linguagem mas também pode ser estendida para uma carga-horária maior, proporcionando maior aprofundamento do conteúdo. Essa carga horaria pode ser ampliada ou reduzida de acordo com a necessidade de tempo e interesse no aprofundamento do conteúdo.

PÚBLICO ALVO:

Atividade direcionada a educadores, arte educadores, atores ou interessados na arte de contar historias com idade mínima de 16 anos. 20 vagas.

RECURSOS MATERIAIS:

Equipamentos: Caixa de som. Espaço: Sala para aula com espaço para atividades física. Material: Livros, contos e poesias

ORIENTAÇÃO

MICHELLE MARIA - Atriz, performer, palhaça, contadora de histórias e arte educadora, atua nos grupos Cia A DitaCuja, Teatro de Caixeiros e CabarElas, todos com trabalhos para a rua e também é Batuqueira no grupo Maracatu Navegante.

InstagramFacebookYouTube